sábado, 1 de agosto de 2009

Dizer NÃO, faz bem!

Fui almoçar com uma amiga minha, a Floh, que me sugeriu um post sobre este tema. Achei bem bacana e topei o desafio. Se conseguir agradar meia pessoa (rs), já me darei por satisfeita.

Todo mundo alguma vez na vida passou pela dificuldade de dizer NÃO a alguém. Ô coisa complicada! Nestes momentos sentimos que seria mais fácil correr a são silvestre sob um sol de 40 graus do que dizer essa palavrinha mágica e tão salvadora.

Grande parte desta dificuldade acontece porque temos medo de sermos mal-entendidos ou então julgados como chatos. Quem não gosta de ser visto como gente boa? Aquele amigo que todo mundo gosta e quer por perto? A princípio parece algo bom, mas, se pensarmos em longo prazo, essa obrigatoriedade tornar-se-á algo maçante e, certamente, nos trará muita chateação.

O NÃO na verdade é um delimitador. Não precisa ser encarado como o fim do mundo. Se dito amorosamente, o receptor entenderá, mesmo que num segundo momento (porque antes certamente ficará injuriado!), que apenas fomos sinceros e verdadeiros com nossas vontades, sentimentos e possibilidades. E, cá entre nós, quem nunca teve um dia de mau-humor, má vontade ou pura preguiça?! Que jogue a primeira pedra...

Quando conseguimos, enfim, falar NÃO e expressar o que de fato queremos, nos sentimos aliviados. E o resultado disso são relações mais saudáveis e baseadas na verdade. Sem falar nos benefícios para nossa saúde física e mental.

Quando não estiver a fim de algo, diga NÃO QUERO, NÃO POSSO, NÃO VOU (sempre amorosamente), e aquele peso sairá imediatamente de suas costas. No mínimo, você terá uma bela noite de sono...o que, para mim, já é uma grande vantagem.

Acreditem, não seremos mal-interpretados por sermos sinceros com nossa essência e por reconhecer nossos limites. Muito pelo contrário, seremos sim, admirados por isso, e teremos por perto somente pessoas que nos amam e respeitam realmente.

É isso! A verdade dói, mas cura e liberta.

2 comentários:

  1. hehehe...adorei....sempre tive um pouco desta dificuldade mas de uns anos pra cá tenho dito "não"... feels great!
    Beijos
    Floh

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse!
    bj Mari bertolini

    ResponderExcluir